NÃO EXISTE CABELO RUIM. RUIM É VOCÊ ACREDITAR NISSO!

Não é incomum ver alguma pessoa se referindo a um cabelo que não seja liso como um “cabelo ruim”. Não é incomum ver também pessoas usando o termo “liso volumoso”. Ah! E eu não poderia esquecer, tem o que eu mais ouço, o tal do “cabelo sem forma”… Beleza, vamos por partes.

Primeiramente, eu gostaria de dizer que no Brasil, devido à grande miscigenação, é bem difícil encontrar pessoas brasileiras com apenas um tipo de fio ou curvatura na cabeça. NÃO, você não foi amaldiçoada pela bruxa do cabelo enrolado na frente e liso na nuca. Cabeças brasileiras com cabelos com curvatura normalmente possuem mais de um tipo de curvatura, podendo também apresentar diversas texturas e irregularidades em pontos diferentes da cabeça. E não, gente, isso NÃO É um problema. O que me leva ao segundo ponto:

O SEU CABELO É CHEIO DE PERSONALIDADE, VOCÊ SÓ PROVAVELMENTE NÃO SABE LIDAR COM ISSO AINDA. e tá tuuuuudo bem. 

Hoje temos um número enorme de produtos específicos e informação, principalmente na internet. Sabemos que nem sempre foi assim, antes era tudo muito escasso, e a saída era assumir a juba sem forma e sofrer com a falta de recursos, ou entrar no padrão, alisar o cabelo, sofrer durante o processo, mas com a certeza de que na farmácia teria algo próprio para o nosso (então) cabelo. Você notou que o sofrimento está quase sempre presente? Até em uma prisão, disfarçada de solução. Eu sinto te informar, mas não existe cura mágica para esse problema, que aliás não é um problema. Seu cabelo natural não é um problema. 

Mas como lidar com toda a informação, que antes era escassa, mas hoje é ampla demais? Bom, eu sei que não somos muitos, mas a minha dica primordial é encontrar um profissional de confiança que entenda do seu tipo de cabelo, pois assim ele vai conseguir te instruir nos primeiros passos dessa jornada, que é única e intransferível. Além disso, você pode selecionar o seu próprio material. Cabelo natural vai muito de testar as coisas… nós precisamos testar para entender o que o nosso cabelo gosta ou não e o que agrada a gente ou não. É simples assim. No início pode até ser meio chatinho, mas com o tempo você pega o jeito! Não existe receita de bolo pra cuidar do que não é previsível, e ainda bem que o seu cabelo é imprevisível! Na minha concepção sobre isso, você não perde por não ter uma cabeça cheia de cabelo “padrão”. Você GANHA mais possibilidades pra escolher! 

Ah! E aí vai mais uma dica! Você pode procurar o perfil daquela sua amiga blogueirinha ou da artista ou influenciadora que você gosta e que tenha o cabelo parecido com o seu, e vai acompanhando a trajetória da pessoa. Provavelmente, o que funciona pra ela, pode funcionar pra você também! E quanto mais informação e referência visual, melhor, para que possamos nos acostumar a ver de forma bonita, aquilo que estamos acostumadas a ver como uma coisa ruim. 

Nós podemos modificar a nossa autopercepção a nosso favor. Eu acredito muito nos nossos cabelos bons! 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *