3 COISAS PARA NÃO FAZER DURANTE O ATENDIMENTO

Cabeleireira, essa é pra você! 

Sabemos que a nossa profissão é mega desgastante, e temos alguns desafios relacionados ao atendimento ao público que nem sempre sabemos como lidar. 

Normalmente esses ensinamentos vem depois de a gente bater muito chifre, mas hoje vou tentar encurtar um pouco esse caminho e deixar tudo menos dolorido pra você.

Não vou mentir, não vai ser fácil. Mas vale, ouça a voz da experiência. 

DICA 1: NÃO BATA BOCA

Quem nunca fez pedidos importantes pra execução do trabalho e a cliente não atendeu? Por esse motivo (que é o carro chefe) e muitos outros, uma situação de discussão pode se instaurar. 

Existem muitas clientes que não entendem a importância de certas coisas, e às vezes, mesmo explicando direitinho, o ser humano tem disso… tem gente que tende a ser mais autocentrada e querer as coisas do próprio jeito. Tem gente que não presta atenção, não escuta e não respeita…

Olha, existem ainda alguns poucos espaços que satisfazem todo e qualquer desejo do cliente, mas sabemos que pra valorizar nosso trabalho, muitas vezes não vamos poder ou mesmo querer fazer as coisas dessa forma.

Nessas relações interpessoais, e mesmo que de trabalho, somos humanas.

Merecemos respeito, sabemos o que estamos fazendo e fazemos isso tudo pra entregar um trabalho melhor pras pessoas. Isso só não pode ser justificativa pra grosseria. 

Se uma cliente erra, você explica. Se teima com você, você encerra o assunto, muitas vezes vale até pausar ou recusar o atendimento. E se a sua postura engatilha um sentimento de indignação na pessoa, você não deve ser reativa.

Não estou dizendo isso só porque você corre um baita risco de receber uma crítica negativa na internet, mas porque reagir nesse tipo de situação vai te trazer um desgaste mental e emocional que você realmente não precisa lidar.

Óbvio que não é fácil ser comedida numa situação como essa, e eu não estou te sugerindo não fazer absolutamente nada. A sugestão é: respira e pensa antes de falar, fala o necessário apenas, com educação, e segue seu baile. Conversa encerrada. 

Por mais que seja difícil lidar com todo esse sentimento que a situação vai deixar no ar e dentro de você, tenta não perder a razão, porque isso só vai piorar a sua situação. Digo por experiência própria. 

DICA 2: NÃO PENSE QUE AS PESSOAS SABEM TUDO

Parta do pressuposto que ninguém sabe nada. 

Principalmente nos nichos onde o atendimento é especializado e personalizado, muita coisa ainda é novidade pra muita gente, e se alguém te procura, está procurando não só a solução para seus problemas, mas uma novidade positiva. 

O que vai tornar a experiência dessa pessoa ainda mais positiva é você entregar ainda mais do que o esperado. 

Isso não significa ceder a todo e qualquer desejo da cliente, e isso não significa que o seu trabalho precisa ser o mais diferentão do mundo. Mas ter paciência e explicar as coisas faz parte disso, que chamamos de overdelivery.

Na nossa profissão, as clientes estão acostumadas com profissionais que não as ouvem e não explicam bem sobre as coisas. Seja essa mudança. Se coloque no lugar da cliente, porque você é cliente também.

O povo não nasceu sabendo, e se você tem um problema em lidar com o público, talvez seja a hora de desenvolver essa habilidade – ou mudar de profissão.

O público quer saber de tudo. 

DICA 3: NÃO VENDA MILAGRES, PELO AMOR DOS SANTOS

Milagre não existe e você não quer ser alguém que se aproveita da fé alheia.

Quando falamos de cabelo estamos falando sobre arte e sensibilidade, mas também estamos falando de ciência e técnica. 

Tecnicamente certas coisas não são possíveis, e você vender uma ideia enganosa pode te levar pra lugares terríveis.

“Ah, Gabi, mas tem gente que tá milionária vendendo curso que promete uma renda gigante em um mês”. Você não quer ter que se enganar todo dia e acordar um dia sem se reconhecer no espelho. Honra a tua trajetória e larga de querer ser falsa.

“Ah, Gabi, mas aquele fdp lá que fez um monte de besteira se aproveitando da inocência das clientes tá subindo pro topo de novo”. Você não quer ser uma aproveitadora ou uma abusadora.

“Ah, Gabi, mas a galera que vende progressiva como tratamento tá com a agenda cheia todo mês”. Você quer, além de mentir, adoecer inalando produto tóxico todo dia? Lá na frente você paga, com saúde e em dinheiro, que vai precisar para recuperar a saúde que perdeu em troca do dinheiro, e por aí vai.

Não só isso tudo é imoral e antiético, mas pode te fazer perder muito mais dinheiro no futuro do que todo o dinheiro que você ganhou enganando o povo.

Você não é essas pessoas, bênção, e se você quiser ser, já me avisa logo pra eu saber que não é pra indicar cliente NUNCA pra você.

Eu sou do bonde da honestidade e do combinado que não sai caro. Agora que as dicas estão dadas, vale você colocar a mão na consciência e pensar se quer se juntar a mim e ser a mudança que precisamos no mundo… Ou se quer ser outras pessoas e perpetuar tudo o que você reclama todos os dias. 

Não sou santa, não sou perfeita, tenho estratégias pra marketing e vendas, uso truques e gatilhos, sou empreendedora e empresária. Mas antes disso tudo eu sou humana, recebo pessoas reais no meu espaço e não vendo nada que eu não possa entregar.

Tá aí a diferença. 

Vou ser pobre pro resto da vida? Espero que não. Mas se for eu tô com a consciência limpa. Prefiro continuar dormindo à noite. 

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