COMO SABER SE MEU CABELO ESTÁ CAINDO EM EXCESSO?

COMO SABER SE MEU CABELO ESTÁ CAINDO EM EXCESSO?

O ser humano tem uma média de 100 a 150 mil fios de cabelo. É natural que 0,1% disso — ou seja, de 100 a 150 fios — caia todos os dias.

Antes de se precipitar e fazer uma autoanálise prévia sobre o que está causando o problema, é importante saber que a produção capilar funciona de maneira inteligente. Existe um ciclo de renovação por trás do crescimento e queda de cabelo.

Fase anágena

Nesse período, o fio cresce. Todos os dias, ele se desenvolve cerca de 0,35 mm — o que, em um mês, dá cerca de 1 cm. Essa fase dura de 2 a 8 anos.

Fase catágena

Durante a fase catágena, o fio começa a se preparar para cair, entrando em um processo de involução. Ele cai com mais frequência e, assim, se sucede por um período de 3 a 4 semanas.

Fase telógena

Aqui, o cabelo para de crescer definitivamente. Os fios ficam soltos, sem apresentar desenvolvimento, e caem com          pouco esforço. É a fase pela qual passam as puérperas, a partir de 3 meses após o parto — pode durar até 5 meses. Todavia, para cada fio que se vai, outro cresce em seu lugar, reiniciando o ciclo.

PRINCIPAIS CAUSAS DA QUEDA:

  • ESTRESSE

Vamos de terapia?

  • ALTERAÇÕES HORMONAIS

Consulte seu médico.

  • PÓS COVID

Consulte seu médico.

  • ALOPÉCIA

Há diversos tipos de alopécia: algumas são uma condição, outras uma doença. Infelizmente, não há cura para nenhuma, apenas controle. 

No caso da alopécia androgenética, que costuma ter raiz genética, os fios vão afinando até caírem por completo. Ela pode começar na adolescência e acometer homens e mulheres. A alopécia areata, condição que afeta Jada Pinkett Smith, pode ser passageira — trata-se de uma inflamação que inativa as unidades foliculares.

Busque por um(a) tricologista! Esses profissionais são especializados em doenças do couro cabeludo!

  • FALTA DE NUTRIENTES

Vamos de exames de sangue, consultas com os médicos especializados, e pode ser que você precise de suplementos e ajustes na sua dieta.

E é isso, gente! 

Eu não sou médica e não tenho a competência pra entrar em certos detalhes. Mas achei importante trazer o tema e te direcionar pros lugares certos com informações de confiança <3

E se você precisa de indicação de tricologista, eu tenho uma! Conheça a nossa parceira, @biocapilar.spa 

Com ela, você vai entender sobre o tema com mais profundidade, e vai poder contar com tratamentos excepcionais, que eu já testei e aprovei! Vai na fé!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *