AS 3 CHAVES DO ATENDIMENTO AO PÚBLICO EM SALÕES DE BELEZA ESPECIALIZADOS

AS 3 CHAVES DO ATENDIMENTO AO PÚBLICO EM SALÕES DE BELEZA ESPECIALIZADOS

Não é surpresa nem segredo que eu tenho um espaço especializado em cabelos naturais. Mas pra começar esse texto, eu gostaria (antes de tudo) de te contar de onde eu vim. 

Não sou apenas fruto do meu treinamento voltado para cabelos naturais e não sou apenas fruto do autodidatismo e pioneirismo que me impulsionaram a criar minhas próprias técnicas e minhas próprias regras.

Tenho formação tradicional em hair stylist e especializações dentro do meio mais tradicional também. Tenho habilidade pra realizar diversos tipos de serviço em praticamente todos os tipos de cabelo (e realizei), e acredito ser sempre importante lembrar de onde a gente veio, portanto vira e mexe revisito essas outras coisas, a única questão é que não traio meus princípios de não fazer procedimentos com química alisante ou relaxante. 

Vejo zero mal em agradar uma cliente lisa com uma escova ou um baby liss por exemplo, é só que alterar a forma dos cabelos naturais vai contra minha religião, sorry. 

É que: se tem algo que me agrada e me preenche, esse algo é lidar com os cabelos naturais, de verdade! Se tiver curvatura, melhor ainda! Os ondulados, cacheados e crespos merecem seu lugar de destaque na sociedade, e foi por isso que eu vim. Vamos ocupar os espaços SIM. 

Acho que antes de tudo a gente precisa entender quais são os nossos conceitos, necessidades, experiências, vivências, prioridades e a forma como queremos nos posicionar, retribuir e refletir no mundo. 

Tendo dito tudo isso, e você já entendendo se gostaria de ter uma especialidade, o natural é partir pra autonomia

Veja bem, nós, pioneires, não temos nem muita opção quanto a isso, e a realidade é que o mercado demora um tempo pra acolher definitivamente ou descartar os nichos, assim como (caso acolhido) demora um certo tempo também pra se ajustar e tudo isso ser normalizado.

(E ainda que você não esteja nessa leva do pioneirismo, é sempre importante se destacar de alguma forma, seja o serviço já naturalizado ou não.) 

Mas vamos lá, agora você já partiu pra autonomia e já tem uma boa cartela de clientes, uma boa presença digital (não esqueçamos dessa parte fundamental pro seu crescimento futuro) e a coisa tá fluindo. Pra muitas pessoas o próximo passo costuma ser: ter um espaço físico próprio para receber a clientela.

Assim que você descobrir se é por esse caminho que gostaria de seguir, seja pra trabalhar com equipe, dividir o espaço ou seguir solo, existem algumas questões que precisam ser prioridade pra que o seu espaço dê certo!

1- PLANEJAMENTO FINANCEIRO

O maior erro do jovem é querer carregar mais do que pode abraçar, arrancar um pedaço maior do que pode mastigar, enfiar a carroça na frente do burro (porque você tá começando, então tem um burro só, acredita e aceita, você provavelmente não nasceu herdeira).

Sendo assim, é de extrema importância colocar tudo na ponta do lápis, escolher bem o local e saber qual vai ser o investimento, porque esse tipo de investimento é algo grande, algo sério, e vai impactar diretamente não só na sua renda, mas na sua imagem perante ao mercado e aos clientes. 

Profissional desorganizado atrai cliente desorganizado. Profissional sem limite atrai cliente sem limite. Profissional que não paga direitinho atrai cliente que não paga direitinho. E assim segue o fio…

Portanto, se planeje. Dessa forma você vai ter tranquilidade pra pensar no seu atendimento e nas outras questões que envolvem o espaço e o atendimento.

2- ATENDIMENTO PERSONALIZADO

Ô maravilha! Botou na ponta do lápis, fez a melhor escolha, segmentou a clientela com base nas suas atitudes e prioridades, investiu, teve paciência… agora nós vamos buscar nos destacar como um espaço, mas sempre lembrando de preservar e manter tudo o que conquistamos e aprendemos até aqui, pra podermos ter ainda mais no futuro se a gente quiser!

O próximo passo é personalizar o seu atendimento.

Eu sempre começo pensando, como eu gostaria de ser atendida? Todos nós somos público, então faça uma pequena reflexão e sempre lembre de não fazer com os outros o que não gostaria que fizessem com você. Depois disso pense, como posso entregar ainda mais?

As pessoas gostam muito de ter o sentimento do acolhimento, gostam de saber que você está REALMENTE as ouvindo, gostam de receber atenção e carinho, e querem que a recepção e o serviço combinem com o valor que elas pagam. 

Serviços personalizados costumam ser mais caros.

Sendo assim, o que você pode fazer para que as pessoas tenham no seu espaço uma experiência inigualável a qualquer outro?

Nem tudo exige grandes investimentos de dinheiro, às vezes uma mensagem mais atenciosa, um pós venda perguntando se a pessoa está feliz com o cabelo, um cafezinho simples, um espaço cheirosinho, uma parede bem pintada, mesmo que seja DIY… tudo isso pode já ser um diferencial pra você! 

Você pode pensar em habilidades e itens pessoais que possam se traduzir em decoração, que casem com sua filosofia de trabalho, coisas que remetam a quem você é… pode oferecer algum mimo… o céu é o limite e a criatividade é necessária! Se for o caso, busque parcerias! Trocas com outros profissionais costumam ajudar muito nesse tipo de situação.

3- ATENÇÃO AOS FEEDBACKS 

Sempre tenha atenção aos feedbacks positivos e negativos! 

Saber escutar é uma das coisas primordiais do atendimento ao público, principalmente se o seu espaço for especializado.

Costuma ser muito difícil para as pessoas que frequentam espaços nichados ter um primeiro contato, seja por medo, insegurança, falta de conhecimento ou qualquer outro motivo pessoal.

Às vezes o hype deixa a galera mais animadinha, mas sempre rola uma certa desconfiança, e ainda por cima tem muita gente traumatizada que nunca teve suas necessidades capilares atendidas. 

Então além do espaço ser convidativo e o atendimento ser lindão, é importante escutar. Como resolver um déficit do mercado e do seu público se você não sabe como fazer? É a clientela que vai te contar!

Você está aqui para sanar um problema de alguém!

Até porque, se coloca no lugar da cliente, ela te vê como uma oportunidade de resolver o problema específico dela. Ela pode ter uma expectativa aquém da realidade, pode se surpreender positivamente ou negativamente… mas cabe a nós separar as coisas, e explicar como elas são. Pessoas leigas não tem bola de cristal, e fazer isso certamente vai agregar valor ao seu serviço.

Os feedbacks são tudo nessa vida! Ouça para saber onde melhorar e o que manter.

Agora que você já tem o básico (sim, isso tudo é só o básico do básico, vai pensando que é fácil…), a recomendação é sempre manter a chama acesa! 

  • Não deixe de fazer cursos pra se atualizar, de estar em contato com outros profissionais, espaços e instituições pertinentes! (É muito importante ter essa rede de contatos, passar por essas experiências e sempre buscar conhecimento);
  • Tome conta do seu espaço e das suas clientes, invista como e quando puder, mas INVISTA;
  • E nunca se esqueça, se queremos diferente, temos que fazer diferente! 

Beijo da mãe!

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