3 CURIOSIDADES SOBRE CABELOS CRESPOS

Muito se vê e se ouve informação sobre os cabelos cacheados, e sinto que nem sempre os crespos recebem o destaque que merecem. Cabelos crespos também são importantes, tem suas necessidades específicas, e convenhamos, são LINDOS! Precisamos falar mais sobre esse tipo de curvatura e normalizar a beleza crespa, e por isso, trouxe aqui 3 curiosidades sobre o tema! 

Se você tem cabelo crespo, se atente a esta leitura, ok? Dentro dessas curiosidades vão existir informações valiosíssimas que podem te ajudar muito na hora de entender e de lidar com seus fios!

1- OS CABELOS CRESPOS TENDEM A SER MENOS RESISTENTES, OU MAIS FRÁGEIS!

Muitas pessoas pensam que cabelos com essa curvatura são mais resistentes, quando na verdade o que acontece é o oposto!

O cabelo crespo (apesar de na maioria das vezes ter uma estrutura mais seca e porosa) é mais delicado e possui estrutura mais frágil. Também tende a ser um fio mais fino, e por isso precisamos tomar muito cuidado, principalmente com químicas, colorações e descolorações, pois estas podem desestruturar os cachos ou expor a cutícula muito facilmente, tornando o cabelo ainda mais sensível e exposto. 

2- CABELO CRESPO PODE SER SECO E POROSO E TÁ TUDO BEM! 

Ser mais seco e mais poroso é um aspecto que faz parte da estrutura natural desse tipo de curvatura, então é muito provável que você encontre muuuuitos cabelos crespos com essa textura. E tá tudo bem! Inclusive, muitos cabelos são hidrofóbicos também (não conseguem absorver a água com facilidade), mas isso não significa que não possam ser bem tratados ou ter aspecto de saudáveis! Pelo contrário, cabelo crespo tem tanta vida, só precisamos mesmo é aprender a lidar com ele!

Primeiro a gente precisa tentar tirar um tiquinho da nossa cabeça essa ideia de padrão. Se você tem um cabelo crespo, você precisa saber que naturalmente o seu cabelo nunca vai ser como o das outras curvaturas, e que ele é lindo do jeito que é. Eu sei, é fácil falar, mas digo com experiência e de coração, pelo menos tenta! Porque muita coisa começa com a aceitação.

E olha que legal, agora você já pode buscar referências e dicas específicas para o seu tipo de cabelo! Inclusive, deixo aqui algumas! Procure não usar água muito quente ao lavar os cabelos (isso resseca mais os fios) e experimente realizar tratamentos sempre (isso vai repor os nutrientes que o cabelo precisa e dar mais saúde e brilho. Acidificações são ótimas pros crespos porque selam a cutícula, diminuindo o aspecto de porosidade. Manteigas vegetais de nutrição bem emolientes também costumam ser legais pra dar uma textura mais macia). E por último (mas não menos importante) experimente a técnica do low poo (ela ajuda a preservar um pouco da nossa oleosidade natural, o que é uma proteção e um benefício pro nosso couro e pros nossos fios). 

3- O ÓLEO PROVAVELMENTE VAI SER UM DOS SEUS MELHORES AMIGOS 

Além de tentar preservar um pouco da sua oleosidade natural, você também pode se beneficiar das umectações com óleos vegetais. Cabelos secos costumam curtir óleos e a umectação é uma medida muito legal pra entregar isso! É só tomar cuidado pra não cair na asneira de usar óleo de côco, tá? Dê preferência a outros, como por exemplo, o óleo de abacate ou o óleo de semente de uva. O óleo de côco puro além de não entregar absolutamente nada de nutrientes, faz uma capa no seu fio. No longo prazo isso pode impedir que nutrientes de outros produtos penetrem na sua fibra. Com

isso, o aspecto também pode ficar bem desagradável, o cabelo tende a ficar frágil, mais seco e opaco. 

Uma boa medida também, é comprar produtos que possuem óleos na sua composição! Normalmente os produtos direcionados pra cabelos crespos já tem uma composição mais voltada pra isso. E bato sempre na tecla de utilizar produtos de qualidade. 

E aí, gostou das curiosidades e dicas? Na próxima tem mais! E fica aí meu berro: CRESPO É LINDO! ATUUUUURAAAAAAAA <3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *